terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Passo de fé - Isaque e Rebeca


Olá princesas do Senhor...
Finalmente o primeiro post do ano, Deus tirou essas primeiras semanas do ano pra me ensinar, me moldar e Ele tem feito um ótimo trabalho, rsrs, não há nada que se compare a começar um ano se sentindo uma nova pessoa.
Mas vamos ao post...
Na sexta eu estava na despedida de solteira de uma amiga minha, me diverti muito e lá fui ministrada de forma muito intensa e inspiradora. (Sim, despedidas de solteiras de garotas cristãs tem ministrações que resultam em mudança de vida).
Ainda estou me alimentando da palavra que foi ministrada na sexta, e vim aqui compartilhar essa palavra com vocês.
Abram a bíblia de vocês em Gênesis 24.
Não vou escrever o capítulo aqui pois é bem grande, mas não deixem de meditar nessa palavra inspiradora.
Esse capítulo conta a linda história de Isaque e Rebeca (as românticas de plantão certamente amaaaaam essa hitória hehe).
Na primeira parte da narrativa vemos Abraão pedindo ao seu servo mais velho chamado Eliézer, que vá até a terra onde seus parentes vivem para buscar uma esposa para Isaque. O servo então se compromete a obeder as ordens de seu senhor e sai em busca de uma noiva para Isaque.
A primeira lição que tiramos desse texto é:

1 - Deus tem um plano pra você, que partiu dEle mesmo e você nem imaginava ainda.

Notem que essa narrativa conta sobre a história de Isaque e Rebeca, mas no começo do texto nenhum dos dois está presente.
Isaque não estava ao lado do pai dele quando Abraão disse pra Eliézer ir buscar uma esposa pra seu filho, muito menos Rebeca estava presente nesse momento.
A história de amor dos dois começou sem que os dois imaginassem que havia começado.
Fico pensando em Rebeca, ela era uma moça linda, a bíblia diz isso com muita clareza, certamente haviam pretendentes na cidade onde ela vivia, quem sabe ela não esperava que fosse se casar com algum morador da região e ficar por ali mesmo, morando perto de seus pais, vivendo uma vida que ela já conhecia e já estava acostumada, mas o que Deus tinha pra ela era muito maior.

Deus tem um plano pra cada uma de nós, nem sempre vamos saber quando o plano dEle foi colocado em prática, mas de uma coisa podemos estar certas, tudo está no controle de Deus e o que Ele planejou pra nós vai muito além do que sonhamos pra nós mesmas.

2 - Ele usa pessoas.

Vamos nesse momento nos focar em Eliézer.
O servo estava preocupadíssimo, a missão que ele havia recebido era de suma importância, ele não poderia levar qualquer moça pra seu senhor, se a mulher com quem Isaque se casasse desse problema, Eliézer levaria sua parcela de culpa por não ter escolhido com sabedoria.
Imagine o desespero dele com relação a isso.
Tanto era sua preocupação que antes de escolher uma moça Eliézer orou.
Nos versículos 12,13 e 14 vemos o servo orando a Deus pedindo que Ele lhe desse um sinal de qual moça ele deveria escolher e o sinal foi esse:
"... concede que a jovem a quem eu disser: 'Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber', e ela me responder: 'Bebe; também darei água aos teus camelos', seja essa a quem escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor".
Mal ele termina sua oração, aparece Rebeca que ia buscar água pra sua casa, o servo então nota que ela é muito bonita, nota também que ela não traz consigo nenhum adorno que demonstre que ela é casada ou prometida a alguém, então ele vai até ela e pede água, e assim como ele pediu em oração a Deus, assim foi que Rebeca reagiu, lhe dando água e também aos seus camelos.
Logo depois disso Eliézer agradece a Deus por ter respondido sua oração e então ele vai até a casa de Rebeca pra falar com os pais dela.

Muitas vezes esperamos que Deus fale conosco através de uma profecia ou algo assim, mas Deus usa pessoas pra nos abençoar, pra falar conosco.
Já pensou se Rebeca tivesse ignorado a Eliézer, só porque talvez o pedido de casamento que ela estivesse esperando não fosse dessa forma como aconteceu? Certamente não teríamos uma história agora.
Muitas vezes desprezamos o que as pessoas ao nosso redor nos diz, Deus usa nossos pais, amigos, líderes pra falar conosco, nos aconselhar.
A lição que aprendemos aqui é, não menosprezar uma resposta vinda através de pessoas, quem sabe o "seu Eliézer" esteja bem na sua frente e você o tem ignorado porque a resposta não é como você imagina.
Por fim, a terceira e ultima lição tirada desse texto...

3 - É você quem decide.

Logo depois que Eliézer vai até a casa de Rebeca e conta a sua família tudo o que aconteceu, os pais dela entendem que foi o agir de Deus e concordam que Rebeca deve ir com o servo.
No versículo 59 vemos a pergunta que foi feita a Rebeca.
"Chamaram a Rebeca e perguntaram: 'Você quer ir com esse homem?' 'Sim, quero', respondeu ela."
Quando leio essa resposta, vejo o quanto Rebeca era corajosa e confiava no Senhor.
Ela não conhecia Isaque, não conhecia a terra de onde o servo tinha vindo, nem poderia se certificar completamente se toda aquela história que foi contada era mesmo verdade.
Mas ao dizer sim, ela não só se tornou esposa de Isaque, como mãe de uma grande nação, ela disse sim pros planos de Deus pra ela.
Muitas vezes Deus irá colocar o propósito dEle na nossa frente, mas cabe a nós dizer sim pra Ele ou deixar de confiar e acabar dizendo não.
Deus nunca irá nos obrigar a viver o que Ele deseja pra nós, cabe a nós dizer sim pra Sua vontade e viver aquilo que Ele escreveu pra nós.
Que possamos ser como Rebeca, confiar e dizer sim pros planos de Deus.

No final do texto vemos que o passo de fé de Rebeca resultou em felicidade, o ultimo versículo do capítulo diz que Isaque a amou.
Rebeca não só conseguiu um marido que lhe desse estabilidade e posição diante da sociedade, mas também um marido que lhe deu amor.
Quem de nós não deseja isso? Alguém que nos ame?
Se obedecermos a Deus e dissermos sim pra Sua vontade, será isso que teremos.

Esse post não é pra tratar somente a sua vida sentimental, mas todas as áreas de sua vida, dê um passo de fé e viva aquilo que Deus tem pra você.

É isso princesas, que Deus tenha falado ao seu coração assim como tem falado comigo, não deixem de meditar nessa história, muitas outras lições podem ser aprendidas através dela.
Até o proximo post meninas e curtam a página do Princesa da Pureza no face.
(www.facebook.com/PrincesaDaPureza)

BjoO e Shalom Yeshua.

Um comentário:

  1. oi visita meu blog http://coisas-de-menina374.webnode.com/

    ResponderExcluir

Olá Princesa...
Obrigado pelo comentário que Deus continue te abençoando!

Palavrões e xingamentos não serão publicados no blog...

P.S: responderei aos comentários aqui no Princesa da Pureza ok...
bjoO
Shalom Yeshua...

Carta de Deus aos Solteiros