terça-feira, 17 de agosto de 2010

Baixa auto estima




Paz de Cristo Princesas...

Há muito tempo estou querendo falar sobre esse assunto aqui no blog!

É impressionante o número de garotas que não se amam, que não se valorizam e que tem uma baixa auto estima.

Por isso vim aqui hoje falar sobre esse assunto.

Primeiro peguem suas bíblias e abram em Números 13 do versículo 25 ao versículo 33.

Antes de trabalharmos o texto é importante falarmos sobre o que deixam tantas meninas com baixa auto estima.

Romances que não deram certo: Nossa como isso acaba com qualquer garota. Você se dedica ao rapaz com quem tem um compromisso, sonha com ele, pensa nele e quando menos se espera, tudo que você construiu com aquela pessoa acaba, ele te deixa, talvez por causa de outra garota ou porque tá afim de sair com os amigos solteiros pra "curtir a vida". Aí pronto, sua auto estima despenca!!!

Não se enquadrar no estereótipo de beleza criado: É horrível como a moda tem influenciado as meninas de hoje em dia, nada contra a moda, mas sim contra a ditadura da beleza que ela impõem. Muitas meninas tem auto estima baixa por não se enquadrar nesse "tipo certo" de beleza.

Ter sido uma criança gordinha: Nossa esse fator é um grande causador de garotas com baixa auto estima. Quando criança se somos gordinhas, nossos parentes ficam o tempo todo dizendo que precisamos emagrecer se não teremos muitos problemas no futuro, dizendo que é feio uma criança gordinha e ficam sempre falando do mesmo assunto deixando a criança tímida e conforme ela vai crescendo tudo o que ela quer é se esconder.

Quando todas as suas amigas são lindas: É horrível quando entramos na adolescência e estamos em um grupo de amigas onde todas são consideradas lindas e você é o "patinho feio" da turma. Isso só te deixa pra baixo, e acaba achando que é a pessoa mais feia do mundo.

Se você se enquadra em algumas dessas características então hoje é o dia de você ser curada!

Vamos voltar ao texto bíblico...

O primeiro passo para superar a baixa auto estima é: Seguir a orientação.

Os homens que foram enviados por Moisés para espiar a terra de Canaã foram instruídos para espiar e depois conquistar a terra.
Mas quando eles viram os habitantes da terra prometida, não quiseram mais seguir a orientação de Moisés que havia sido dada por Deus. Eles sabiam que a terra era deles pois Deus lhes havia entregado, mas decidiram recuar.

Uma das maneiras para superar a baixa auto estima é seguir as orientações dadas para nós. Devemos parar de choramingar e sentir auto piedade e ir avante com a vida. 
A orientação que devemos seguir é a bíblia, nela encontramos respostas para todas as questões de nossas vidas. A bíblia nos ensina a trabalhar e conquistar e Deus tem muitos planos pra nós o que nos espera é algo lindo, mas muitas vezes abrimos mão dos planos de Deus por medo dos grandes desafios que teremos de enfrentar, porém siga a orientação da bíblia, não fique parada esperando sua vida acabar, levante e siga!!!

Segundo passo é: Não olhe apenas para as dificuldades.

Os espias viram todas as coisas boas da terra, uma terra que mana leite e mel onde os cachos de uvas eram tão grandes que foi necessários dois homens para carregar, assim como romãs e figos tratados no versículo 23 e 27. Porém os espias focalizaram nas dificuldades.

É isso que acontece com quem sofre de baixa auto estima, ao invés de dar valor as boas qualidades que possui, prefere focalizar naquilo que considera ruim. Por exemplo, uma garota que acha seu nariz grande, ao invés de dar valor a outras partes do corpo e caráter que são bons prefere focalizar nessa característica que considera ruim.
Isso só deixa a pessoa ainda mais insatisfeita com si mesma.
Não focalize nas dificuldades, mas sempre traga a memória o quanto você é valorosa e linda!!!
Lembre-se que foi Deus quem te criou e Ele não tem filhos feios... Aprenda a se dar valor!

Terceiro e último passo: Aprenda se ver pelo olhar de Deus.

Mesmo os espias pensando que não conseguiriam, Calebe sabia que Deus os consideravam capazes de conquistar a terra, versículo 30.

Deus nos criou e nos formou, foi Ele quem escolheu a cor da nossa pele, a cor dos nossos olhos, a forma do nosso corpo, o jeito do nosso cabelo.
Imagine Deus te desenhando nos mínimos detalhes, tendo o cuidado de colocar cada pinta num lugar diferente. Imagine Deus desenhando o formato dos seus olhos e pensando, "quando essa menininha me olhar desse jeito meu coração vai pulsar de tanta felicidade", ou quando Ele desenhava os traços do seu rosto, o formato de sua boca desejando ouvir as palavras que iriam sair por esses lábios.
Deus sonhou com você nos mínimos detalhes, então pare de tentar se encaixar no padrão do mundo e passe a se enxergar como a princesa linda que você é e que Deus fez.
Deus te ama incondicionalmente e ama seu jeito de ser, Ele está pronto pra curar você e fazer você se ver como Ele te vê.

Os teus olhos viram o meu corpo ainda sem forma. Salmos 139 versículo 16 parte A.

A partir de hoje ame-se e não se esconda mais com vergonha do mundo, você é LINDA.
A parir de hoje mande a baixa auto estima pra bem longe de você e aprenda a ver o seu valor!

Pra encerrar aí vai a letra de um louvor muito lindo cantado na igreja. Leia e reflita, depois ore e peça pra Deus te curar e te ajudar a ver pelo olhar dEle.

Quero que valorize  

Quero que valorize o que você tem
você é um ser, você é alguém tão importante para Deus.
Nada de ficar sofrendo angústia e dor
nesse seu complexo inferior
dizendo as vezes que não é ninguém.
Eu venho falar do valor que você tem.
Eu venho falar do valor que você tem.
Ele está em você
o Espírito Santo se move em você
até com gemidos inexprimiveis.
Aí você pode então compreender 
que pra Ele há algo importante em você
por isso levante e cante, exalte ao Senhor.
Você tem um valor
o Espírito Santo se move em você.
Você tem um valor!

É isso princesas... Esse post foi baseado na ministração do meu Pastor Alessandro.

Que Deus continue a abençoar cada uma de vocês.

Shalom Yeshua





Aos olhos do Pai - Diante do Trono

Carta de Deus aos Solteiros